Buscar
  • Lidiane Magalhães

Lasanha de grão de bico

Dia de domingo, com a família, tem cara de lasanha. Não é pra menos, é uma refeição calorosa, farta. Todo mundo gosta. A lasanha tem origem na Itália e consiste em camadas de massa em formato de folhas com queijo e molho entre elas. Existe inúmeras possibilidades de recheio, por isso é tão democrática. Os que apreciam carne, não dispensam uma à bolonhesa. Os adeptos a carne branca, a de frango com creme branco reina. Os vegetarianos e veganos, adoram a de berinjela com molho ao sugo. Essa da foto, abaixo, fiz com grão de bico, mas já preparei com lentilha, também. Vamos fazer?

Ingredientes

500g de grão de bico

2 dentes de alho amassados

1 cebola picada

5 pimentas de cheiro picadas

1 maço de cheiro verde fatiado fino

Sal a gosto

Pimenta-do-reino a gosto

Coloral a gosto

2 colheres de sopa de óleo de girassol

1 pct de massa para lasanha (usei da marca Schar)

Queijo ralado a gosto (usei o provolone da marca NoMoo)

Queijo parmesão ralado a gosto (usei o da marca NoMoo)


Modo de preparo

Grão de bico

Em um recipiente deixe o grão de bico com o triplo de água por 12 a 24 horas, trocando a água a cada 8 horas. Descarte a água e lave o grão de bico em água corrente. Numa panela de pressão coloque o grão de bico para cozinhar até o ponto al dente, em torno de 8 a 10 minutos depois que iniciar a pressão. Depois de cozido, reserve. Em outra panela, refogue os temperos no óleo. Junte aos temperos o grão de bico cozido e um pouco da água do cozimento. Em fogo baixo e sem a tampa da panela, deixe o grão de bico cozinhar por mais 5 minutos ou até ficar molinho.

Massa

Cozinhe as folhas da massa conforme a orientação do fabricante. Reserve

Montagem

Preaqueça o forno a 180ºC. Numa travessa refratária coloque um pouco do caldo do molho do grão de bico no fundo. Sobre o molho, coloque uma camada de massa cobrindo todo o fundo da travessa. Sobre a primeira camada de massa, espalhe um pouco do molho de grão de bico. Por cima do molho, espalhe o queijo provolone ralado. Cubra com mais uma camada de massa e repita o processo, até finalizar com uma camada de massa. Espalhe mais uma camada de queijo ralado e polvilhe o queijo parmesão ralado. Leve ao forno preaquecido para assar por cerca de 25 a 30 minutos ou até gratinar. Sirva a seguir.

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Musli