Buscar
  • Lidiane Magalhães

Bolo de laranja

Fazer bolos sem glúten parece assustador. Você pensa… se não posso usar o trigo, vou usar o quê? Meu Deussssss só conheço o trigoooooooo Calma!!!! Eu te ajudo

Primeiro abra seus olhos, olhe ao redor!!!!!!! Andando pelo supermercado você vai perceber a variedade de farinhas que temos e que podemos utilizar. Olha só o que temos: farinha de arroz, amido de milho, araruta, fécula de batata, fécula de mandioca, fubá, farinha de aveia, farinha de coco, farinha de amendoim, farinha de amêndoas, farinha de castanha de caju, farinha de castanha do brasil, farinha de linhaça, farinha de chia, farinha de grão de bico, farinha de painço, farinha de teff, farinha de sorgo, farinha de trigo sarraceno, farinha de batata doce, farinha de amaranto, farinha de quinoa, polvilho azedo e outras mais. De quase tudo dá pra se fazer farinha. Percebe??!! No início, eu só ficava na farinha de arroz e o resultado não era nada bom. Aos poucos fui tendo coragem para experimentar outras farinhas e aí o mundo se abriu. Claro que, tem que ter um pouco de atenção nas combinações, pra não ter no final do processo um bolo duro. Cada farinha se comporta de uma maneira diferente, então estudar cada uma delas é importante. Estou compartilhando aqui uma receita de bolo de laranja que é facílima de fazer e pode ser o start inicial para você adentrar nesse mundo de bolos sem glúten. Vai, você consegue! Respira e vai…



Ingredientes

3 ovos

140g de suco de laranja

100g de óleo de coco

200g de açúcar refinado

120g de farinha de arroz

120g de fécula de batata

Pitadinha de sal

1/4 colher de chá de goma xantana

1 colher de sopa de fermento químico em pó


Modo de preparo

Em uma tigela, peneire o açúcar, as farinhas, o sal, a goma xantana e o fermento químico em pó. Misture com um batedor de arame. Reserve. Quebre os ovos um a um em outro recipiente e transfira-os para a mistura dos ingredientes secos. Acrescente o suco de laranja e o óleo. Misture até formar uma massa homogênea. Transfira a massa para forma untada e enfarinhada e leve para assar por 35 a 40 minutos.

Antes de retirar o bolo do forno, verifique se está assado. Para isso espete um palito de dente no meio da massa. Se não tiver palito use uma faca, dá no mesmo. Se sair limpo, o bolo está pronto . Se não, deixe alguns minutos a mais para assar totalmente. Retire o bolo do forno e espere esfriar, 15 a 20 minutos são suficientes para desenformar.

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Musli