Buscar
  • Lidiane Magalhães

16 de maio - Dia Mundial da Doença Celíaca


A doença celíaca é um distúrbio sistêmico crônica com base imunológica. Causada pela ingestão de glúten em pessoas com predisposição genética. Pode apresentar-se com alterações digestivas e/ou extradigestivo, uma lesão de gravidade variável da mucosa do intestino delgado superior (duodeno) e aumento de anticorpos específicos no sangue. O que, consequentemente, estabelece-se um defeito na absorção de nutrientes (carboidratos, proteínas, gorduras, minerais e vitaminas) no trato digestivo.


  1. É considerado um distúrbio sistêmico porque não afeta apenas o sistema digestivo, mas qualquer outro órgão e sua função pode ser alterada.

  2. É de natureza permanente, para toda a vida. Não tem cura.

  3. É de base imunológica pois quando o glúten, presente nos alimentos, chega ao intestino delgado, desencadeia uma reação inflamatória e autoimune que danifica a parede intestinal, causando o desaparecimento das vilosidades do intestino delgado e, consequentemente, alterando a absorção e utilização pelo organismo de nutrientes na dieta.

  4. É genética. Os genes ligados à doença celíaca pertencem ao chamado sistema HLA e dão origem a variantes de proteína de risco HLA-DQ2 e HLA-DQ8. pessoas com predisposição genética apresentam pelo menos um deles.

Quer saber mais? Siga Rio Sem Glúten Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil

Fonte: https://portal.guiasalud.es/.../pac_51_enfermedad_celiaca...

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Musli